CISTT Nacional

CISTT Nacional

Nos dias 11 e 12 de abril foi realizada a 95ª reunião da CISTT – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em Brasília.

A atividade foi conduzida pelo conselheiro nacional de saúde e coordenador da CISTT, Geordeci Menezes de Souza e por Juliana Acosta Santorum, coordenadora-adjunta da CISTT, com a participação de 14 Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora estaduais de todo país.

O evento contou com a participação de Eduardo Bonfim da Silva, representando o DIESAT no debate sobre “Os reflexos da Terceirização” e destacou: “Hoje, no Brasil, existem cerca de 13 milhões de trabalhadores terceirizados, e o número de trabalhadores nesta condição aumentará ainda mais dada a lei da terceirização para atividades fim. De cada dez acidentes de trabalho no Brasil, oito acontecem, em média, com trabalhadores terceirizados, gerando uma maior busca de acolhimento nos serviços de saúde, em especial nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. Assim, onerando o SUS com as consequências de processos produtivos exploratórios que só interessam ao capitalismo”.

Além da participação do DIESAT, Reginaldo Muniz Barreto do DIEESE, debateu a reforma da Previdência Social e os impactos na Saúde do Trabalhador; Karla Freire Baeta da CGST/DSAST/SVS/MS trouxe o debate da implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Daniela Buosi Rohlfs da DSAST/SVS/MS apontou as áreas da vigilância em saúde e o histórica da construção da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que acontecerá em novembro do ano presente.