Saúde mental: uma preocupação para as empresas em todo o mundo

ão é de hoje que a saúde mental do trabalhador está ganhando destaque nas principais discussões relacionadas ao dia a dia do mercado de trabalho. Seja para compreender suas causas ou para encontrar formas de prevenção, manter o trabalhador ativo de maneira saudável é uma das principais preocupações de muitas empresas. Mas o que acontece quando essa pessoa está desgastada mentalmente?

Foto: Kaizen Talentos Humanos / DINO

Segundo Maira Gabriela , psicóloga da Kaizen Talentos Humanos, doenças ocasionadas pelo trabalho estão se tornando cada vez mais comuns e interferem diretamente no dia a dia desses profissionais. “Empregados desgastados emocionalmente geram prejuízos para a empresas, pois aumenta o absenteísmo, ocorre queda na produtividade, dificuldade para o alcance de metas e entrega de resultados individuais. Esses problemas não afetam somente o indivíduo, mas também os setores e toda a empresa”, explica a profissional.

Além disso, o efeito dessas doenças não influencia somente o indivíduo, mas pode afetar as pessoas ao seu redor. “Também há a dificuldade para o trabalho em equipe, o que implica no resultado geral do setor ou da empresa”, aponta Maira. E motivos não faltam para que tanto os profissionais da área como as empresas se preocupem com esse quadro.

Saúde mental: uma preocupação para as empresas em todo o mundo

De acordo com dados da  Organização Mundial (OMS) de saúde, dados apontam uma tendência maior dos trabalhadores desenvolverem doenças crônicas, como ansiedade e estresse.  Não é à toa que a entidade acrescentou a síndrome de burnout na definição de doenças. E Maira ainda ressalta: “As estatísticas indicam que a terceira doença que afasta as pessoas com licença saúde pelo INSS são as ocasionadas no trabalho”.

As origens podem ser muitas. “Provocadas por assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, metas abusivas, entre outros, tornam-se fatores  para o surgimento de doenças mentais”, pontua Maira. Vale ressaltar que, além de causar um prejuízo para a empresa no dia a dia, essas questões podem ocasionar problemas sérios na justiça.

De uma forma ou de outra, é essencial cuidar da saúde mental do seu funcionário. Com iniciativas simples no dia a dia é possível melhorar e muito a qualidade de vida dessas pessoas no ambiente de trabalho.

A Kaizen Talentos Humanos é uma empresa voltada para o desenvolvimento humano amplo no mercado de trabalho. Somos especializados em Gerenciamento de Carreira, Outplacement, Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento, Coaching e Avaliações Psicológicas.

Venha compreender melhor o que significa fazer parte da Kaizen Talentos Humanos: https://kaizentalentoshumanos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *