3ª Jornada de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Entre os dias 17 e 18 de dezembro de 2019, ocorreu a 3ª Jornada de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora realizada pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT), em Brasília. Tendo a participação de 200 pessoas e como objetivo avaliar, apresentar e debater a reestruturação dos Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) conforme resolução 603/2018 do CNS.
Anterior a esse processo, os coordenadores de CEREST´s de todo Brasil debateram sobre uma proposta de reestruturação do CEREST realizados através de grupos que foram explanados durante a jornada. Esse conteúdo será sistematizado para que se tornem possíveis ações da CGSAT.
Além desse processo, a jornada trouxe também as discussões sobre o Carex Brasil – Matriz de exposição Ocupacional e Resultados, a Regulamentação em Saúde do Trabalhador: Normas de Saúde e de Segurança e Experiências em inspeção de ambientes e processos de trabalho – o SISTRA e roteiros de auto inspeção de Saúde do Trabalhador em Santa Catarina, A inspeção de ambientes de trabalho para investigação de acidentes em São Paulo e a Vigilância de ambientes e processos de trabalho na Bahia.
Também durante a jornada, a CISTT Nacional se reuniu os coordenadores das CISTTs estaduais e junto com o DIESAT trouxeram uma reflexão sobre a participação social nos diversos espaços e atividades, o Livro “O Controle Social em Saúde do Trabalhador no Brasil: práticas territoriais” fruto do projeto de articulação e qualificação desenvolvido pelo DIESAT com o apoio da CISTT Nacional e da CGST entre os anos de 2018 e 2019. Uma nova proposta foi apresentada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) sobre Agentes Multiplicadores do Controle Social em Saúde do Trabalhador.
Outro ponto tratado entre os coordenadores foi a consulta pública digital realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde sobre a atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho (LDRT) e finalizou-se com o 10º CISTTÃO que será realizado de 25 a 27.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *