Ensp/Fiocruz realiza pesquisa Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia no SUS

Pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e a iniciativa da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco, realizam a pesquisa Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS. O objetivo é identificar os principais problemas e as estratégias de reorganização da Atenção Básica (AB) utilizadas no enfrentamento da Covid-19 nos municípios brasileiros, por meio de inquérito on-line com profissionais de saúde e gestores e gerentes da Atenção Básica no SUS.

Os resultados serão amplamente divulgados e contribuirão para a formulação de recomendações para a APS, com base nas experiências e nas dificuldades encontradas. A pesquisa é coordenada por Aylene Bousquat (USP), Ligia Giovanella Fiocruz), Luiz Augusto Facchini (UFPEL), Maria Guadalupe Medina (UFBA) e Maria Helena Magalhães de Mendonça (Fiocruz) e tem o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A coordenação do projeto convida todos os profissionais de saúde que atuam em serviços de Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde (AB/APS) e gestores municipais, distritais e coordenadores de AB a participarem da pesquisa. O questionário leva de 15 a 20 minutos para ser concluído.

Fonte: agencia.fiocruz.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *