Transporte Público de Guarulhos tem Protocolo após cobrança da CUT, Força, UGT e CSB

Com a pandemia da Covid-19 a população e trabalhadores ficaram expostos no transporte coletivo. Diante disso, em Guarulhos, Sindicatos ligados à CUT, Força Sindical, UGT e CSB, cobraram da Prefeitura higienização dos veículos, dos pontos, dos terminais, distanciamento e número adequado de ônibus em circulação.

Após muitos debates, no dia 27 de julho, a Prefeitura apresentou o Protocolo de segurança, higienização e assepsia para o transporte público. O documento reúne os 12 tópicos para proteção de usuários e trabalhadores.

Metalúrgicos – O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, José Pereira dos Santos, afirma: “O Protocolo para o transporte é uma vitória coletiva e especialmente para a saúde pública”.

Grupo – A conquista foi conjunta. Fazem parte dela a comissão formada por José Pereira dos Santos, da Força; Wagner Menezes- Marrom (Condutores), da CUT; Walter dos Santos (Comerciários), da UGT; e Alvaro Egea (Vestuário), da CSB.

Confira os 12 itens do Protocolo

1 – Janelas dos ônibus abertas para renovação do ar;
2 – Limpeza e higienização dos ônibus nas garagens;
3 – Limpeza e higienização dos ônibus nos terminais;
4 – Limpeza e higienização dos terminais duas vezes ao dia;
5 – Utilização dos aplicativos de compra de crédito (Guarupag e CittaMobi);
6 – Atualização do aplicativo CittaMobi com informações de rota e tempo de espera dos ônibus para evitar aglomerações nos pontos de parada;
7 – Máscara obrigatória para embarque nos ônibus da cidade, bem como adesivos fixados em todos os coletivos mostrando a necessidade do uso;
8 – Campanhas de prevenção na forma on-line (sites da Guarupass e da Prefeitura);
9 – Manual on-line de prevenção e comportamento para profissionais do transporte e loja de atendimento da Guarupass, além dos terminais;
10 – Renovação dos cartões e recadastramento suspensos;
11 – Loja de atendimento Guarupass e terminais 100% adaptados com todos os equipamentos de segurança para os usuários do transporte e colaboradores: A) Divisórias em acrílico; B) Máscaras; C) Marcação de distanciamento no solo; D) Totem com álcool em gel; E) Uso de máscaras; F) Demarcação de assentos com espaçamento social; G) Agendamento de horário para atendimento na loja Guarupass;

12 – Horário de atendimento do Call Center e chat estendidos.

Dirigentes Pereira, Marrom, Álvaro e Walter entregam documento ao secretário Americano
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *