Dia de encontros, debates e articulações políticas internacionais na sede do Diesat, em São Paulo

Cartilha de Saúde Mental

No último dia 09 de março na sede do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambientes de Trabalho (DIESAT) e do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do estado de São Paulo (SINTAEMA), ocorreu o encontro com articulações internacionais e trocas de conhecimentos entre o DIESAT, a Universidade Nacional de Rosário (UNR) e INTERSINDICAL Saúde – Trabalho – Participação (ARG), FRENTE AMPLA EM DEFESA DA SAÚDE DOS TRABALHADORES,  Fórum AT, Pastoral Operária e ABRASTT, discutindo e planejando uma agenda e tratativas de cooperação Brasil – Argentina, ampliada para dimensões latino-americanas no campo Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Edison Flores (Presidente Nacional do DIESAT/Secretário Geral do Sintaema) somado a Eduardo Bonfim da Silva (Coordenador Técnico do DIESAT); Alex Fonseca (Sindicato dos Químicos de SP/Direção DIESAT); Roberto Xavier (Equipe Técnica DIESAT), receberam os professores Jorge Andrés Kohen (Médico especialista em Medicina do Trabalho e doutor em Psicologia/Universidade Nacional de Cuyo em Mendoza – Rosário/Argentina, Ildeberto Muniz de Almeida (FMB/Unesp/Fórum AT), Estela Cenci (Universidade Nacional de Cuyo em Mendoza), René Mendes (FRENTE AMPLA/ABRASTT), Thais Helena Carvalho Barreira (Pesquisadora Fundacentro) e Gilmar Ortiz de Souza (Pastoral Operária).

O presidente do DIESAT, Edison Flores, acolheu os presentes e o coordenador técnico do DIESAT, Eduardo Bonfim, fez um breve resgate da história do DIESAT, onde ao longo dos 42 anos de existência, vários trabalhos e ações importantes tornaram-se um marco referencial e histórico na luta dos trabalhadores e das trabalhadoras por melhores condições de trabalho. Destacando as pesquisas históricas, as publicações, mas principalmente, o diálogo formativo, do qual o DIESAT vêm na luta da partilha e equidade do saber, instigando o protagonismo dos atores sociais no território.

Em seguida, Jorge Kohen, trouxe um pouco da experiência Argentina, do qual ele é um dos fundadores em 2001, da Carreira de Especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Rosário e atual Vice-Diretor responsável pela referida Carreira. Também, é diretor por mais de 10 anos do Curso Superior para Delegados Sindicais da FCM da Universidade de Rosário onde foram formados mais de 4.600 delegados operários. Entre muitas coisas, juntamente com acadêmicos e sindicalistas, fundaram a Rede Mercosul e a Rede Latino-Americana de Saúde do Trabalhador. Em 2009, implantaram a Escola Continental de Saúde e Trabalho em Porto Alegre.

Atualmente estão organizando o Encontro Pré-Congresso ALAMES em Rosário, nos dias 31 de março e 1º de abril, e convidaram o DIESAT a participar da referida Jornada, que ocorrerá de maneira híbrida, e será uma grande possibilidade de intercâmbio de saberes. As inscrições se dão através do link https://forms.gle/oZ2zhyWe1TSaiUe89.

Nossos companheiros argentinos do Espaço Intersindical Saúde Trabalho Participação dos Trabalhadores, com características semelhantes ao DIESAT, trouxeram o desejo e a necessidade de conhecer diretamente a extensa experiência do DIESAT e do movimento sindical brasileiro, em reunião que será realizada no mês de maio de 2023.

Além desses encontros, fomos convidados a participar do Congresso, que será realizado de 17 a 23 de julho de 2023 em Buenos Aires, bem como, do Seminário Internacional que será realizado na Argentina durante o mês de setembro de 2023, organizado pelo Espaço Intersindical Argentino.

JUNTOS NOS SONHOS E NA LUTA! EM DEFESA DO PROTAGONISMO E DA SAÚDE DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS.