Ato pela republicação da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho – LDRT, atualizada em 2020

Cartilha de Saúde Mental

Na tarde da última sexta-feira, 12 de maio de 2023, o DIESAT recebeu em sua sede na cidade de São Paulo, a visita da Coordenadora-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador – CGSAT/MS, a Sra. Luciene de Aguiar Dias, bem como, o Ministério Público do Trabalho – MPT, representantes do Movimento Sindical e Social.

Na ocasião o encontro permitiu uma reflexão sobre a importância da contra argumentação à violência no mundo do trabalho e ao desmonte dos direitos sociais, bem como, consistindo em obrigações a serem cumpridas com o objetivo de garantir o trabalho seguro e saudável.

Ato pela republicação da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho – LDRT, atualizada em 2020

Tal reflexão sobre o contexto atual, em que diversas doenças são desconsideradas ou descaracterizadas do nexo de causalidade, entre elas, o adoecimento mental e a Covid-19, ocasionam o descumprimento da prescrição legal sobre o conceito de doença ou agravo relacionadas ao trabalho, definindo um perfil de morbimortalidade dos trabalhadores e trabalhadoras.

O debate apontado pelas entidades reforça sobre a importância da atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho – LDRT representando um marco para a Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Nesta oportunidade, foi entregue um Manifesto para a CGSAT/MS reivindicando a REPUBLICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DA LISTA DE DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO – LDRT. Documento entregue pelo Presidente Nacional do DIESAT e o Secretário Nacional de Saúde da Força Sindical/Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhadora e da Trabalhadora, assinado por diversas entidades do Movimento Sindical e Social.

Venha somar a essa luta, apoie assinando e divulgando incluindo sua entidade ou organização através do e-mail diesat@diesat.org.br.