DIESAT Presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde - CNS

DIESAT participou das Comissões de Formulação e Relatoria da 17ª Conferência Nacional de Saúde – CNS, realizada nos dias 2 a 5 de julho em Brasília – DF, que teve como tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!”. A Conferência reuniu 5.800 participantes de todo o Brasil.

DIESAT Presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde - CNS

(Ana Clebea, Débora Mecchi , Eduardo Bonfim, Elaine Neves, Felipe Ferré, Gyselle Tannous, Priscilla Viégas,  Valdevir Both)

As etapas preparatórias foram realizadas através de conferências municipais, estaduais e livres, mobilizando mais de 2 milhões de pessoas em todo o país. Uma Conferência de Saúde é um espaço democrático de participação popular, evidenciando o protagonismo de trabalhadores e trabalhadoras em defesa de uma saúde mais equânime para todos e todas.

O DIESAT ao longo dos anos participou amplamente das Conferências de Saúde, sendo membro das Comissões de Formulação e Relatoria da 15ª e 16ª Conferência Nacional de Saúde; Da 1º, 2º, 3º e 4º Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Da 1º Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. É membro convidado das reuniões da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CISTT do Conselho Nacional de Saúde – CNS e de Conselhos Estaduais de Saúde – CES. Após 4 anos, a 17ª CNS marca um período importantíssimo de reestruturação democrática e do controle social, frente aos inúmeros desafios enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras do nosso país.

A Conferência Nacional de Saúde ocorre de quatro em quatro anos e determina os rumos das políticas públicas de saúde no país e dará subsídios para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual 2024- 2027.

DIESAT Presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde - CNS

(Eduardo Bonfim da Silva, Luiz Bittencourt, Maria Roseli, João Donizeti Scaboli ,Luís Carlos de Oliveira (Luisinho) Maria Juliana Moura Corrêa, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador)

Evidenciando a participação dos trabalhadores e trabalhadoras nos diálogos durante a 17ª CNS, estiveram presentes membros da diretoria do DIESAT, João Donizeti Scaboli, Fequimfar/Força Sindical/Vice-Presidente, Alex Ricardo Fonseca – STI QuímicosSP/CUT/Secretário Administração e Finanças, Cleonice Caetano – STI ComérciáriosSP/UGT/1ª Secretária de Administração e Finanças, Débora Raymundo Melecchi e Célia Machado Gervásio Chaves – STI FarmacêuticosRS/CTB/1ª Secretárias de Relação Internacionais, Luís Carlos de Oliveira (Luisinho) – STI MetalúrgicosSP/Força Sindical/ e Valdir Santos Lima – STI Comerciários/POA/Força Sindical/Conselho Fiscal, e o Coordenador Técnico Eduardo Bonfim da Silva.

DIESAT Presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde - CNS

(Representantes das Centrais Sindicais)

Nesta oportunidade, houve Reunião do Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – FNCSSTT, na 17ª Conferência Nacional de Saúde.

DIESAT Presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde - CNS

(Adriana Skamvetsakis, Márcia Bandini, Pedro Tourinho, Olga de Oliveira Rios e Eduardo Bonfim)

O presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho (Fundacentro), Pedro Tourinho de Siqueira, também esteve presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde, fortalecendo o debate junto aos trabalhadores e trabalhadoras.

DIESAT Presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde - CNS

(Josilene Sales, Rosália Matos, Eduardo Bonfim da Silva, Patrícia Marafon, Célia Chaves, Gardênia Alves, Olga de Oliveira Rios, Junior)

O Relatório Nacional Consolidado Preliminar apresentava o total de 249 Diretrizes e 1214 Propostas, divididas em 4 eixos temáticos, que foram debatidas e atualizadas nesses quatro dias de trabalho.

Os Eixos Temáticos foram:  I “O BRASIL QUE TEMOS. O BRASIL QUE QUEREMOS”; II “O PAPEL DO CONTROLE SOCIAL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA SALVAR VIDAS”; III “GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA”; e IV “AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA PARA TODAS AS PESSOAS”.

DIESAT Presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde - CNS

(Equipe Técnica DIESAT na relatoria)

DIESAT Presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde - CNS

(Equipe Técnica DIESAT na relatoria)

As pessoas delegadas, de todo o Brasil, que participaram do encontro, após as discussões e votações, aprovaram o total de 240 diretrizes e 1.190 propostas que irão compor o Relatório Final.

A 17° CNS representa um marco para a história de luta da participação social, frente aos inúmeros desafios enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras do nosso país, diante da precarização dos postos de trabalho, com a terceirização, pejotização, trabalho informal, sobrecarga de trabalho, adoecimento mental e triplas jornadas de trabalho.

DIESAT Presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde - CNS

(Alex Ricardo Fonseca, Gardênia Alves, Patrícia Marafon, Jacildo Siqueira Pinho e Josilene Sales)

Na ocasião o coordenador da CISTT Nacional, Jacildo de Siqueira Pinho, presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde, destacou a importância do diálogo dos sindicatos junto aos trabalhadores e trabalhadoras para o fortalecimento da CISTT nos territórios.

DIESAT agradece o convite por estar presente mais uma vez junto com o CNS construindo e buscando o fortalecimento do Controle Social e reitera a importância da Participação Social nas discussões das Políticas Públicas em Saúde, contribuindo para a garantia dos direitos e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS.

Viva o SUS!

Viva a Democracia!

Viva o novo tempo!