Nova Cartilha - É Preciso estar Atento: Assédio Moral e Sexual no Trabalho

O Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambientes de Trabalho – DIESAT comprometido com a saúde e bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras apresenta a cartilha “É preciso estar atento: assédio moral e sexual no trabalho”. Nosso propósito é fornecer informações claras e objetivas sobre a temática, com ênfase na conscientização sobre o assédio moral e sexual e seus impactos na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

Ao longo desta cartilha, abordaremos de forma sensível e acolhedora as manifestações das consequências psicológicas e físicas que o assédio pode causar, identificando os diferentes tipos de assédio. Além disso, evidenciaremos a importância de ações de prevenção e promoção à saúde mental nos ambientes de trabalho.

É essencial que todos os trabalhadores e trabalhadoras conheçam seus direitos e saibam como buscar apoio e denunciar situações de assédio de forma segura. Nossa cartilha incluirá informações relevantes sobre a legislação vigente e as instituições que podem oferecer suporte e encaminhamento adequado em casos de assédio.

Nosso objetivo é incentivar um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, onde o diálogo, o respeito mútuo e a empatia sejam cultivados. A erradicação do assédio moral e sexual é uma responsabilidade coletiva e, juntos, podemos criar uma cultura que promova liberdade, igualdade, inclusão e saúde mental para todas as pessoas.

A presente cartilha é resultado de estudos, pesquisas e diálogos, frente aos relatos dos trabalhadores e trabalhadoras, partilhados durante os encontros de formação realizados nos diversos territórios do nosso país. Falar de assédio moral e sexual no mundo do trabalho, não é um tema novo, individualizado e nem isolado, mas precisa ser visto no contexto amplo em que as mudanças nos processos produtivos impactam no mundo do trabalho refletindo diretamente nas relações sociais e no processo saúde-doença.

Reforçamos o nosso compromisso em apoiar e informar os trabalhadores e trabalhadoras em sua jornada de enfrentamento ao assédio e na busca por ambientes de trabalho mais saudáveis e livres de violência. É preciso conhecer para transformar, e a transformação perpassa o envolvimento de todas as pessoas e do compromisso na luta coletiva.

Desse modo, o DIESAT te convida a conhecer um pouco mais sobre esse tema que ainda persiste no mundo do trabalho.