DIESAT esteve presente na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio

O DIESAT participou da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio, realizada de 11 a 14 de dezembro, que teve como tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”. A Conferência reuniu mais de dois mil participantes de todo o Brasil, em Brasília (DF).

DIESAT Presente na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio

(Ana Clebea, Débora Mecchi , Eduardo Bonfim, Elaine Neves, Felipe Ferré, Gyselle Tannous, Priscilla Viégas,  Valdevir Both)

A 5ª CNSM foi organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovida pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde.

A Conferência buscou discutir, aprovar e deliberar propostas para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental em todo o território nacional.

DIESAT Presente na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio

(Eduardo Bonfim da Silva, Luiz Bittencourt, Maria Roseli, João Donizeti Scaboli ,Luís Carlos de Oliveira (Luisinho) Maria Juliana Moura Corrêa, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador)

A Etapa Nacional da 5ª CNSM, contou com 1.352 delegados eleitos durante as etapas Estaduais e no DF, representando as 27 Unidades Federativas.

O Relatório Nacional Consolidado Preliminar apresentava o total de 249 Diretrizes e 1214 Propostas, divididas em 4 eixos temáticos, que foram debatidas e atualizadas nesses quatro dias de trabalho. Os eixos temáticos foram:

I. Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania;

II. Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental;

III. Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

IV. Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Na 5ª CNSM estiveram presentes em torno de 2.200 pessoas e aprovaram mais de 600 propostas que buscam o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial  e da Política Nacional de Saúde Mental.

Desde a última Conferência no ano de 2010, a 5ª CNSM Domingos Sávio, evidencia a Luta Antimanicomial e o fim das Comunidades Terapêuticas (CTs), na busca pelo fortalecimento e a efetivação da Política Nacional de Saúde Mental no Brasil.

A Luta Antimanicomial, nasce do movimento de usuários, familiares e profissionais, reivindicando os direitos das pessoas em sofrimento psíquico. O movimento luta contra a forma de tratamento nos Hospitais Psiquiátricos, excluindo as pessoas em sofrimento psíquico da sociedade e não respeitando seus direitos.

A Reforma Psiquiátrica brasileira, consolidada pela Lei 10.216 de 2001, foi tema destaque durante os 4 dias de Conferência, com destaque na participação efetiva das pessoas usuárias da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

DIESAT Presente na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio

(Representantes das Centrais Sindicais)

A 5ª CNSM representa um marco para a história da Luta Antimanicomial, frente aos desafios enfrentados cotidianamente pelos usuários.

O DIESAT agradece o convite por estar presente na 5ª CNSM construindo e buscando o fortalecimento do Campo da Saúde Mental e reitera a importância da participação social nas discussões das Políticas Públicas em Saúde Mental contribuindo para a garantia dos direitos e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS.

“O hospício é construído para controlar e reprimir os trabalhadores que perderam a capacidade de responder aos interesses capitalistas de produção” (Franco Basaglia).

DIESAT Presente na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio

(Adriana Skamvetsakis, Márcia Bandini, Pedro Tourinho, Olga de Oliveira Rios e Eduardo Bonfim)

#Viva o SUS!

#Fortalecimento da Política de Saúde Mental!

#Manicômios Nunca Mais!